Cronologia da Igreja Apostólica

Na maioria das vezes, quando lemos os relatos bíblicos, não conseguimos situá-los na História. Por um lado, isso ocorre porque os escritos, tanto do Antigo, quanto do Novo Testamento, não estão dispostos em ordem cronológica. Por outro lado, a não ser que se tenha em mãos uma bíblia de estudo que contenha tais informações, não temos noção de quando um fato ocorreu. O problema fica ainda maior quando descobrimos que não existem datas claramente fixadas para a maioria dos relatos bíblicos. Não que eles não tenham de fato ocorrido, mas porque quem os relatou não os situou historicamente, ou porque não se tem referência histórica associada a eles.

Quando lemos Atos dos Apóstolos, ou as cartas de Paulo, o problema persiste, ainda que os próprios relatos passem uma sensação de cronologia. Atos certamente está disposto em ordem, mas, diferente do que fez em seu Evangelho, Lucas não nos dá informações objetivas sobre o tempo. Apesar disso, existem sim informações circunstancias, como nomes de personagens famosos, ou fatos registrados por outros historiadores, que podem nos ajudar a criar uma cronologia da Igreja inicial (prefiro esse termo a “primitiva”).

Por exemplo, temos mais ou menos certo o ponto de partida da narrativa, que é a ascensão de Jesus. O Senhor morreu e ressuscitou num pequeno espaço de tempo, e a data mais aceita para esse grandioso acontecimento é março do ano 30. Alguns autores preferem o ano 33, mas no apanhado geral, 07/04/30 parece ser a melhor data para o domingo da ressurreição.

Outro fato com alguma precisão histórica é o início da perseguição de Herodes Agripa I contra a Igreja. Ela teria ocorrido por volta do ano 44, o que coloca também nesta data a primeira morte de um apóstolo, Tiago, filho de Zebedeu, assim como a morte do próprio Herodes em Cesareia. De acordo com Flávio Josefo, isso teria ocorrido no mês de agosto do ano 44. Alguns anos depois, em 49, Cláudio expulsaria todos os judeus da cidade de Roma. Isso ocorreu, segundo o historiador romano Suetônio, por causa de distúrbios ocorridos entre os judeus por causa de uma tal de “Chrestus”. É altamente provável que ele estivesse se referindo a “Christos”, sobre quem pouco conhecia. Mais tarde, Lucas vai nos informar que Paulo encontra Priscila e Áquila em Corinto justamente porque eles haviam sido expulsos de Roma, onde moravam.

Dentre outros fatos e personagens históricos que nos ajudam a criar uma cronologia aproximada de Atos estão o início do governo de Festo na Judeia, no ano 60, a perseguição de Nero contra os cristãos de Roma, iniciada em 64, o estouro da revolta judaica contra os romanos, em 66, e a consequente destruição do templo de Jerusalém no ano 70. Ao mesmo tempo, algumas afirmações patrísticas do século II nos ajudam a saber que o apóstolo João teria se mudado para Éfeso — possivelmente com Maria, mãe de Jesus — após os eventos de 70 e que teria morrido ali já bem velho, possivelmente nos últimos anos do primeiro século.

Também é possível reconstruir “micro-cronologias” baseado nos períodos informados por Lucas em Atos e por Paulo, especialmente na sua Epístola aos Gálatas. Sabemos que o apóstolo ficou preso em Cesaréia durante dois anos, e que no fim desses, Festo assumiu o governo da Judeia (ano 60). Sabemos também que, após alguns meses sendo transportado até Roma, ele passou mais dois anos em prisão domiciliar — o que nos leva até o ano 62 ou 63. Sabemos que Paulo passou um ano e meio em Corinto e dois anos em Éfeso. Juntando isso aos fatos historicamente apurados, é possível chegarmos a uma sugestão de cronologia bem consistente.

Em relação às cartas de Paulo, conseguimos situar algumas delas em nosso plano cronológico por causa do local de onde elas foram escritas. As duas epistolas aos Tessalonicenses forma escritas quando Paulo e Silas estavam em Corinto; as duas endereçadas aos Coríntios quando estavam em Éfeso; a epístola aos Romanos fio redigida quando Paulo, em regresso para Jerusalém, permaneceu 3 meses na região da Grécia; e as chamadas “cartas da prisão” (Efésios, Colossenses, Filipenses, Filemon) foram escritas enquanto Paulo esteve preso em Roma.

Para além dos pontos citados, só podemos especular. E ainda que esta especulação seja bem “amarrada” temos que ter consciência que nada é muito preciso. Ao mesmo tempo, mesmo sem uma precisão histórica, tal cronologia nos ajuda a ter uma noção melhor a respeito de como os acontecimentos se desenrolaram, além de nos ajudar a entender melhor alguns pontos obscuros. Por exemplo: se Paulo escreveu sua carta aos romanos por volta do ano 57, mas Pedro não é mencionado, é altamente provável que este apóstolo não estivesse por lá ainda. Ao mesmo tempo, quando vemos que Priscila e Áquila, cristãos romanos, haviam sido expulsos de Roma no ano 49, fica evidente que a Igreja na capital do Império já existia, pelo menos, a partir desta data — o que vai de encontro à tradição católica de que Pedro a teria fundado. Inclusive, um ano depois, Pedro estava em Jerusalém para o Concílio.

Traçar uma cronologia entre os anos 70 e 100 é uma das partes mais especulativas de todas. Primeiro porque Atos encerra sua narrativa por volta do ano 62, quando Paulo encerrava seu primeiro aprisionamento em Roma. Segundo porque os demais escritos, tanto de Paulo quanto de outros apóstolos, não incluem informações históricas com as quais podemos trabalhar. Mesmo assim, podemos especular em cima de fatos, ainda que tênues. O autor de Hebreus, por exemplo, ainda que chegue a afirmar que a Antiga Aliança estava prestes a desaparecer (Hb 8:13) não menciona em momento algum a destruição do templo. Com isso concluímos que ele deve ter escrito a epístola antes do ano 70 (na verdade, antes mesmo de 69, quando o cerco a Jerusalém teve início). Pedro menciona em sua primeira carta um “fogo de provação” que estava surgindo no meio da Igreja (1Pe 4:12). Alguns entendem isso como se referindo ao início das perseguições sob Nero, as quais tiveram início no ano 64.

Finalmente, para preencher demais lacunas, temos a tradição antiga da Igreja. Informações como quando alguns dos escritos do Novo Testamento começaram a circular ou a respeito do martírio dos demais apóstolos, só podemos contar com os relatos pós-apostólicos do chamado Período Patrístico (especialmente entre os séculos II e IV). Apesar de não termos datas precisas para a maioria dos fatos, os relatos passados pelos discípulos dos apóstolos, assim como por outros que tiveram contato com tradições orais bastante antigas não devem ser descartadas.

Abaixo segue uma tabela cronológica aproximada dos eventos mais importantes da Igreja Apostólica, Além daqueles apresentados em Atos dos Apóstolos e eventualmente nas epístolas, estão incluídos outros eventos que são cruciais na história da Igreja, assim como datas de composição dos escritos do NT e datas aproximadas para o martírio da maioria deles.

AnoAcontecimentoReferências
30A ascensão de Jesus aos CéusAt 1
Matias substitui Judas Iscariotes entre os Doze
A Vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes (fim de maio) · A Pregação de Pedro converte 3 mil judeusAt 2
A Igreja em Jerusalém é fundada pelos apóstolos
Pedro e João curam um aleijado no templo · Ambos são presos e levados diante do SinédrioAt 3
A Igreja de Jerusalém vive um modelo de comunhão de bens · José Barnabé é primeiro citadoAt 4
31Julgamento de Ananias e Safira · Os apóstolos curam muitos doentes · Os apóstolos são presosAt 5
Sinais são praticados pelos apóstolos · A sombra de Pedro cura
Todos os apóstolos são presos · Gamaliel, o Ancião, intervém e eles são soltos
32A Escolha dos Sete Diáconos · O ministério de milagres e apologética de EstêvãoAt 6
33Estêvão debate com helenistas e é interrogado pelo Sinédrio
Estêvão é apedrejado com anuência do Sinédrio (primeiro mártir da Igreja) · Saulo está em JerusalémAt 7
A Igreja é dispersa pela perseguição · Saulo tem papel ativo na perseguiçãoAt 8
Filipe evangeliza em Samaria · Pedro e João fundam oficialmente a Igreja ali · Simão, o Mago
Filipe evangeliza o etíope
A conversão de Saulo · Vai a Arábia e logo retorna a Damasco · Paulo evangeliza em Damasco por 3 anosAt 9 – Gl 1:17
36Barnabé leva Paulo a Jerusalém e o introduz aos apóstolos (Pedro e Tiago?) · Paulo passa 15 dias em JerusalémAt 9:26-28 – Gl 1:18,19
Saulo vai para Tarso · A Igreja experimenta um tempo de relativa paz · Pedro em Lida e JopeGl 1:21 · At 9:31 · At 9:32-43
Judeus helênicos, provenientes da Judeia, evangelizam gentios em Antioquia · Pilatos perde o cargo de governador da JudeiaAt 11:20 – AJ 18.4.2
40Pedro tem uma visão e evangeliza Cornélio em Cesareia (primeiro gentio convertido) · Precisa explicar-se aos líderes em JerusalémAt 10 · 11:1-18
A comunidade de gentios convertidos em Antioquia cresce (primeira menção a cristãos)At 11:21
42Barnabé enviado a Antioquia · Barnabé e Paulo (Saulo) ministram em Antioquia por 1 anoAt 11:22-26
43Ágabo prediz fome · Barnabé e Paulo levam ofertas de Antioquia aos presbíteros da Judeia (primeira menção a presbíteros) · Marcos volta com eles para AntioquiaAt 11:27-30
44Martírio de Tiago Boanerges · Perseguição de Herodes · Pedro é preso (na Páscoa), mas se livra e foge de Jerusalém · Tiago Justo líder da Igreja em Jerusalém (?)At 12
Morte de Herodes (agosto) · Fome na JudeiaAJ 20.2.5
45Epístola de Tiago
46A Primeira Missão de Barnabé e Saulo com João Marcos (que não prossegue) · Em Chipre · Em Antioquia da PisídiaAt 13
47Em Icônio · Em Listra e em Derbe (Paulo é apedrejado) · O Retorno para Antioquia da SíriaAt 14
49Epístola aos Gálatas (a partir de Antioquia)
Claudio expulsa os judeus de Roma (inc. Priscila e Áquila, que mudam-se para Corinto)Cláudio 25
50O Concílio de Jerusalém reúne os apóstolos e presbíteros com Paulo e Barnabé · O Concílio decide que cristãos gentios não precisam se converter ao Judaísmo · Silas vai para AntioquiaAt 15
Paulo e Barnabé, já em Antioquia, decidem retornar à Ásia · Se desentendem e se separam em duas missões
Barnabé e Marcos seguem para Chipre · Paulo e Silas seguem pela Síria e Cilícia (2ª Missão)
51Em Listra, Timóteo se junta a Paulo e Silas · Tentam pregar na Ásia · A Visão em Trôade · A Conversão de Lídia em Filipos · Paulo e Silas na PrisãoAt 16
Em Tessalônica · Em Bereia · Em AtenasAt 17
52Paulo em Corinto (1,5 ano) · Encontra Priscila e Áquila · Primeira e segunda epístola aos Tessalonicenses (a partir de Corinto)At 18
53Paulo, Silas e Timóteo retornam à Palestina · Priscila e Áquila ficam em Éfeso, onde encontram Apolo ·  Apolo parte para Corinto
54Paulo vai a Jerusalém, depois retorna a Antioquia · Viaja pela Galácia (Antioq. Pisídia, Icônio, Listra, Derba) e Frígia (Hierápolis? Laodicéia?)
55Apolo em Corinto e pela Acaia – Paulo viaja pela Ásia até chegar a Éfeso, onde permanece 2 anosAt 19
Primeira Epístola aos Coríntios (a partir de Éfeso) · Evangelho segundo Marcos
56Segunda Epístola aos Coríntios (a partir de Éfeso)
57Paulo sai de Éfeso, passa pela Macedônia e Grécia (3 meses) · A Ressurreição de Êutico em Trôade · Paulo Despede-se dos Presbíteros de ÉfesoAt 20
Epístola aos Romanos (de Éfeso?) · Priscila e Áquila estão em Roma (Pedro não)
58A caminho de Jerusalém, passa por Tiro e Cesareia · Ágabo profetiza sua prisãoAt 21
Em Jerusalém se reune com Tiago e presbíteros (nenhum apóstolo é mencionado) · É preso no templo e se defende perante o SinédrioAt 22
Paulo é transferido para CesareiaAt 23
Audiência de Paulo perante o governador Félix · Permanece preso em Cesaréia por 2 anosAt 24
60Se defende perante Festo · Festo Consulta o Rei Agripa · Paulo perante AgripaAt 25,26 – AJ 20.8.9
Paulo é transferido para Roma · Naufraga em Malta (outubro?)At 27
Chega a Roma e fica em prisão domiciliar por 2 anos · Evangelho segundo Mateus · Martírio de André na AcaiaOrígenes
60-62Paulo evangeliza a guarda pretoriana e funcionários do palácio de Nero · EfésiosAt 28 · Fp 1:13
62Evangelho segundo Lucas · Martírio de Tiago Justo · Colossenses, Filipenses, Filemon · Paulo é soltoAJ xx.9
63Paulo passa por Éfeso (onde deixa Timóteo), Macedônia, Creta (onde deixa Tito) e Nicópolis – 1Pedro, 1Timóteo, Tito1Tm 1:3 · Tt 1:5;3:12
64Início da perseguição de Nero aos cristãos em Roma · Prisão de Pedro em Roma (?) · Paulo está com Apolo (na Acaia?)Anais XV.44 · Tt 3:13
65Martírios de Simão e Tadeu na Pérsia · Mateus, na EtiópiaHegésipo
66Início da revolta judaica · Prisão de Paulo (em Roma?) · Martírio de Pedro em Roma · 2Pedro · Judas
67Martírio de Paulo em Roma · 2Timóteo
68Martírio de Bartolomeu na Rússia · A comunidade essênia de Qumran é destruída pelos romanosGJ iv.7.2-4
Epístola aos Hebreus
69Cristãos fogem de Jerusalém para Pella, na JordâniaHE iii:5
70Destruição do templo de JerusalémAJ x.112-114,141
Martírio de Judas na BabiloniaTradição
72Martírio de Tomé na IndiaTradição
75Epístola de Judas
80Martírio de Filipe em Hierápolis · Matias na Capadócia (ou Jerusalém)Tradição
90Cristãos expulsos das sinagogas · Começa a perseguição de Domiciano · Evangelho segundo João
95Epístolas de João · João é exilado em Patmos · Tem a revelação do ApocalipseJustino Mártir
96Apocalipse é enviado às 7 Igrejas da Ásia
98-100Morte de João em ÉfesoIrineu
AJ = Antiguidades Judaicas e GJ = Guerras dos Judeus, de Flávio Josefo. HE = História Eclesiástica, de Eusébio de Cesaréia. Cláudio = Vida de Cláudio, de Suetônio. Anais, de Tácito. Irineu e Orígenes = obras perdidas destes Pais da Igreja, citados por Eusébio.